Danae

Danae
Klimt, Gustav

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Marcella. óleo s/ tela. 0,71 x 0,61 cm. Estocolmo.



Seu nome é Marcella, sua concepção data de 1910 e seu autor é o artista plástico alemão Ernst Ludwig Kirchner (1880 - 1938).
O que primeiro chamou minha atenção nesta tela foi a tonalidade esverdeada, verde desesperança. A mão no queixo, o rosto de perfil, olhar de lado, caído, olhar de soslaio e o gato. O gato aqui sem dúvida é um elemento de grande identificação. O gato ao lado, fora do campo de visão de Marcella e única figura que escapa do tom verde pra ser algo perdido entre o branco, o azul e o salmão.
A postura dela é o que mais comove. Sua boca ocultada pela mão, suas pernas desleixadamente postas em suas meias ou polainas azuis marinho e uma espécie de pantufa vermelha indicando alguma vida pulsante lá no extremo de seu frágil corpo ainda jovem.
A perna erguida para cima do sofá de cor indefinível me faz sentir uma necessidade de melhor se acomodar a uma realidade desagradável porem passivamente mantida. Por último temos, ao lado de uma parede ou passagem azul, quatro garrafas de bebida delineando definitivamente o aspecto de solidão e falta de perspectiva.
Os riscos vermelhos no chão me enlouquecem... É como se eles pedissem para aquele pequeno fragmento de uma possível sala se expanda e indique algo à frente do “quase olhar” de Marcella.
Vez por outra me transporto pra dentro desta tela intrigante. Sempre que olho pra ela entendo o que os olhos de Marcella me dizem e é como se esse pequeno mundo verde desbotado fosse o meu redor.

11:01
19.01.07

Nenhum comentário: